“Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)

Autores

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v23i2.752

Resumo

A despeito da intensidade das relações entre o esporte e o mundo dos negócios, no Brasil, poucos são os estudos históricos desenvolvidos acerca do tema. Tendo em conta essa lacuna, este artigo objetiva discutir a trajetória da pioneira empresa fluminense especializada na venda de produtos esportivos: a Casa Sportman. A intenção é debater, no seu primeiro momento de funcionamento, de 1909 a 1922, as estratégias adotadas por seu proprietário, Manoel da Silva Mattos, no intuito de inserir seu empreendimento na dinâmica de consumo que se estruturava no Rio de Janeiro das décadas iniciais do século XX. Como fontes, foram utilizados o Diário Oficial e periódicos. Adotou-se a Business History como alternativa de investigação.

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Biografia do Autor

Victor Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde também leciona na graduação. Nesta universidade, foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2017-2019), bem como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou em programas de mestrado na Argentina, Colômbia e Uruguai. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda); em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis); e em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (sob supervisão de Alexandre Vaz). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2018-2022). Foi agraciado em três oportunidades com o auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016; 2017-2019; 2019-2022), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; História da Educação; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia; ANDRADE DE MELO, Victor. “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 495–525, 2020. DOI: 10.29182/hehe.v23i2.752. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos