Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista
  • O artigo atende a todos os requisitos descritos em Diretrizes para autores
  • O artigo está em conformidade com o código de ética e boas práticas de publicação

Diretrizes para Autores

Normas para submissão
1. História Econômica & História de Empresas publica somente artigos originais redigidos em português, inglês ou espanhol.

2. Configurações do arquivo: formato Microsoft Word, papel A4, margens 2,5 (superior e inferior) e 3,0 (direita e esquerda), fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 e máximo de 10.000 palavras, incluindo as referências, que devem estar separadas das fontes primárias.

3. Os artigos devem apresentar: título (title), resumo (abstract) com até 150 palavras, 5 palavras-chave (keywords) e código JEL.

4. Gráficos e planilhas devem ser enviados separadamente em arquivo Microsoft Excel. Figuras, gravuras, ilustrações e desenhos em geral também devem ser enviados separadamente, com resolução mínima de 600 dpi reais (não interpolados), em tamanho natural e salvas em formato JPEG e em cores RGB. Cromos ou slides devem ter resolução mínima de 2.500 dpi reais (não interpolados). Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter resolução mínima de 3 megapixels sem compressão (módulo high definition). Todos os elementos citados devem ser numerados, acompanhados de legenda e indicação de fonte.

5. Aceitam-se artigos com, no máximo, 3 (três) autores, dos quais se exige participação efeitva no desenvolvimento do trabalho e cadastro no ORCID. Uma vez tomada a primeira decisão editorial, fica impedida a inclusão de novos coautores.

Citações e referências
1. As citações devem conter autor, ano e página de acordo com a norma NBR-10520 da ABNT.

2. As notas devem ser restritas ao mínimo indispensável, inseridas como notas de rodapé.

3. As referências, restritas apenas às efetivamente citadas no corpo do trabalho, deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética e em conformidade com a norma NBR-6023 da ABNT. Se houver mais de uma referência/publicação do mesmo autor, deve-se apresentá-las em ordem de data da publicação, da mais antiga para a mais recente. Deve-se repetir sobrenome e nome do autor, sendo vedado o uso de ‘fio’ (________).

Exemplos
Livro
Nas referências: FURTADO, Celso M. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1982.
Em chamada à referência no texto: Furtado (1982)
Em citação direta: (Furtado, 1982, p. x-y)

Livro com até três autores
Nas referências: LAGO, Luiz Antônio C. do; ALMEIDA, Fernando L. de; LIMA, Beatriz M. F. de. A indústria brasileira de bens de capital. Origens, situação recente, perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas/Instituto de Documentação, 1979.
Em chamada à referência no texto: Lago, Almeida e Lima (1979)
Em citação direta: (Lago; Almeida; Lima, 1979, p. x-y)

Livro com mais de três autores
Nas referências: TESSARI, Cláudia et al. Braços para colheita. Sazonalidade e permanência do trabalho temporário na agricultura paulista (1890-1915). São Paulo: Alameda, 2012.
Em chamada à referência no texto: Tessari et al. (2012)
Em citação direta: (Tessari et al., 2012, p. x-y)

Capítulo de livro
Nas referências: ABREU, Marcelo de P. “Crise, crescimento e modernização autoritária: 1930-1945”ABREU, Marcelo de P. (Org.). A ordem do progresso. Dois séculos de política econômica no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Em chamada à referência no texto: Abreu (2014)
Em citação direta: (Abreu, 2014, p. x-y).

Artigo em periódico
Nas referências: LEVY, Maria-Bárbara; SAES, Flávio A. M. de. Dívida externa brasileira, 1850-1913: empréstimos públicos e privados. História Econômica & História de Empresas. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 48-91, 2001.
Em chamada à referência no texto: Levy e Saes (2001)
Em citação direta: (Levy; Saes, 2001, p. x-y)

Dissertação de mestrado e tese de doutorado
Nas referências: BENTIVOGLIO, Julio C. O império das circunstâncias: o Código Comercial e a política econômica imperial (1840-1860). 2002. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Em chamada à referência no texto: Bentivoglio (2002)
Em citação direta: (Bentivoglio, 2002, p. x)

Autor: associação ou empresa
Nas referências: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB). Antes: histórias da pré-história. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 2004.
Em chamada à referência no texto: CCBB (2004)
Em citação direta: (CCBB, 2004, p. x)

Autor: órgão público
Nas referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Aids no Brasil: um esforço conjunto governo sociedade. Brasília: Ministério da Saúde, 1998.
Em chamada à referência no texto: Brasil (1998)
Em citação direta: (Brasil, 1998, p. x)

Jornais (ou revistas) sem autor
Nas referências: O Estado de São Paulo (OESP). Editorial. 12 de setembro de 2010, caderno A, p. x.
Em chamada à referência no texto: OESP (2010)
Em citação direta: (OESP, 2010, p. x)

Trabalho completo ou resumo apresentado em congresso
Nas referências: SZMRECSÁNYI, Tamás József M. K. História econômica do período colonial. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA, 1, 2002, São Paulo. Resumo: Coletânea de textos apresentados. São Paulo: EDUSP-Hucitec, 2002.
Em chamada à referência no texto: Szmrecsányi (2002)
Em citação direta: (Szmrecsányi, 2002, p. x)

Instituição: autor e editor da obra
Nas referências: INSTITUTO BRASILEIRO DE BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO (IBBD). Amazônia: Bibliografia, 1614-1962. Rio de Janeiro, 1963-1972.
Em chamada à referência no texto: IBBD (1972)
Em citação direta: (IBBD, 1972, p. x)

Material disponível na internet
Nas referências: ALVES, Maria Bernardete M.; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referências bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos. São Carlos, 2007. Disponível em http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html. Acesso em 20 fevereiro 2014.
Em chamada à referência no texto: Alves e Arruda (2007)
Em citação direta: (Alves; Arruda, 2007, p. x)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados são utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo divulgados para terceiros ou para quaisquer outras finalidades.