Ferrovias no Brasil, 1870-1920

Autores

  • Ana Lúcia Duarte Lanna

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v8i1.179

Resumo

Este artigo pretende analisar diferentes processos de construção de ferrovias e operação de empresas concessionárias destes serviços. Privilegia a análise de duas importantes companhias ferroviárias, A Companhia Paulista de Estradas de Ferro, constituída principalmente por capitais nacionais, e a Brazil Railway, empresa que operava no sul do país e pertencia, no período em questão, ao conjunto de empresas controladas pelo grupo de Percival Farquhar. Pretende discutir as diferentes formas de operação e lucratividade destas empresas e destacar os altos lucros obtidos quando da construção das linhas férreas, contraposto a um recorrente prejuízo operacional. Os interesses políticos, inserções internacionais e desmandos operacionais revelam uma intensa superposição entre interesses públicos e privados que contribuem, decisivamente, para os problemas enfrentados pelo negócio ferroviário no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-23

Como Citar

LANNA, Ana Lúcia Duarte. Ferrovias no Brasil, 1870-1920. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v8i1.179. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/179. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos