Progresso técnico e subdesenvolvimento: uma síntese das abordagens de Raúl Prebisch, Ragnar Nurkse e Celso Furtado nos anos 50

  • Renata D'Arbo

Resumo

O objetivo deste texto é resgatar as idéias predominantes nas análises de Raúl Prebisch, Ragnar Nurkse e Celso Furtado, no início dos anos 50, a respeito da relação entre progresso técnico e subdesenvolvimento. A intenção não é explorar todos os aspectos das contribuições de Prebisch e de Nurkse para o tema, é apenas identificar, nas reflexões destes dois importantes autores, contemporâneos de Furtado, indícios de que algumas de suas idéias poderiam ser contrapostas e/ou complementadas pelas idéias de Prebisch e de Nurkse. Este resgate contribui para uma visão retrospectiva da evolução das idéias de Furtado sobre a relação entre progresso técnico e subdesenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-20
Como Citar
D’ARBO, R. Progresso técnico e subdesenvolvimento: uma síntese das abordagens de Raúl Prebisch, Ragnar Nurkse e Celso Furtado nos anos 50. História Econômica & História de Empresas, v. 7, n. 2, 20 jul. 2012.
Seção
Artigos