Fundamentos teóricos e metodológicos do estudo da História Econômica

Autores

  • Tamás Szmrecsányi

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v11i2.18

Resumo

Para poder trabalhar co m eficiência na área de História Econômica, convém, inicialmente, delinear a natureza, os limites e os elementos que a caracterizam e diferenciam com o campo de conhecimento específico e independente. A seguir, precisamos ter clareza das várias perspectivas teóricas que coexistem no seu estudo, seja complementarmente, cooperando entre si, seja, com frequência, opondo-se umas às outras. Em terceiro lugar, carecemos de uma introdução, mesmo que provisória, aos principais conceitos, métodos e procedimentos a que temos que recorrer na solução de seus problemas, à medida que vão surgindo.

Começando pela primeira tarefa, cabe notar de saída que a História Econômica constitui, hoje em dia, não apenas um ramo das ciências econômicas e/o u do conhecimento histórico, mas também uma disciplina relativamente autônoma quanto a seus objetos e instrumentos de trabalho. Com o tal, ela dispõe da sua própria problemática, assim com o dos métodos e das técnicas de análise que lhe são compatíveis. São estas características que lhe permitem formular noções peculiares, tanto em termos formais com o no que se refere a seu conteúdo (CIPOLLA, 1988:13-28).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-18

Como Citar

SZMRECSÁNYI, Tamás. Fundamentos teóricos e metodológicos do estudo da História Econômica. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v11i2.18. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/18. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos