Das finanças locais às finanças do Estado: as cartas de quitação em Portugal entre os séculos XIV e XVI

Autores

  • Rodrigo da Costa Dominguez Universidade do Porto - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v18i1.337

Resumo

O estudo da temática econômica e fiscal nos finais da Idade Média tem crescido vigorosamente e ganhado corpo dentro do debate historiográfico europeu atual. Dentro deste panorama, e mais especificamente de um ponto de vista dos estudos medievais portugueses, propomos neste ensaio a análise de um pequeno conjunto de fontes que permite-nos compreender uma parte fundamental da constituição do Estado Português: as suas finanças. Para tal, neste texto, trabalharemos sobre uma pequena série de documentos específicos da contabilidade régia: as cartas de quitação. O estudo terá duas partes, sendo a primeira dedicada à crítica das fontes selecionadas. Uma segunda parte focará uma problemática mais diretamente relacionada com as finanças locais, isto é, o seu enquadramento dentro de um contexto mais amplo das finanças de Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Dominguez, Universidade do Porto - Portugal

Licenciado em História pelo Uni-BH (2001), Mestre em História Medieval e do Renascimento (2005) e Doutor em História (2013) pela Universidade do Porto. Pesquisador Associado ao CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).

Downloads

Publicado

2015-11-13

Como Citar

DOMINGUEZ, Rodrigo da Costa. Das finanças locais às finanças do Estado: as cartas de quitação em Portugal entre os séculos XIV e XVI. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.29182/hehe.v18i1.337. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/337. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos