Da criação do Conselho Nacional do Petróleo à política de conteúdo local: a trajetória histórica das políticas para a indústria do petróleo e gás natural no Brasil

Autores

  • Ricardo José dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Paula Macedo de Avellar Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v19i1.405

Resumo

Em razão do seu caráter estratégico para a economia e para a política, a Indústria Global de Petróleo e Gás Natural (IP&G) torna-se protagonista de inúmeras políticas e intervenções estatais no Brasil. As políticas de apoio ao desenvolvimento do setor ocorreram ao longo do período de monopólio estatal e após a instituição da Lei nº 9.478 de 1997, que abriu o setor à participação da iniciativa privada nacional e estrangeira. Para isto, adotamos a hipótese de que o crescimento e desenvolvimento desta indústria no Brasil estão fortemente ancorados na presença ativa do Estado. Deste modo, a proposta metodológica do trabalho baseia-se no mapeamento das políticas e ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do petróleo e gás, entre a década de 1930 e início dos anos 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo José dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Economia

Economia Industrial

Ana Paula Macedo de Avellar, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Economia

Economia Industrial e da Tecnologia

Downloads

Publicado

2016-10-03

Como Citar

DOS SANTOS, Ricardo José; DE AVELLAR, Ana Paula Macedo. Da criação do Conselho Nacional do Petróleo à política de conteúdo local: a trajetória histórica das políticas para a indústria do petróleo e gás natural no Brasil. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v19i1.405. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/405. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos