Entre a lavoura e a indústria: tensões e polêmica em torno da indústria de sacaria para o café

  • Maria Izilda Santos de Matos

Resumo

Pode-se afirmar que a lavoura praticamente dependia dos fornecedores nacionais para o atendimento de suas necessidades de ensaca-mento, e que, por sua vez, a indústria de sacaria paulista se estruturou em função do café. Todavia, o fato de serem atividades complementares não significou uma anulação dos interesses específicos de ambas. Os enfrentamentos entre esses setores devem ser tratados como uma disputa sobre a forma que deveria tomar a industrialização, chegando a ganhar contornos de hostilidade nos momentos de maiores dificuldades, principalmente na ocorrência dos debates sobre reformas tarifárias.

Na medida que a atenção deste artigo se dirige à análise do debate em torno do ramo têxtil da juta, nossos esforços concentraram-se na sondagem de uma documentação a qual fosse possível recuperar a polêmica, tanto parlamentar como na imprensa. Nossa preocupação foi a de caracterizar como o setor da juta se articulou e organizou de forma eficaz para lutar por seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-06
Como Citar
MATOS, M. I. S. DE. Entre a lavoura e a indústria: tensões e polêmica em torno da indústria de sacaria para o café. História Econômica & História de Empresas, v. 1, n. 1, 6 jul. 2012.
Seção
Artigos