Entre a lavoura e a indústria: tensões e polêmica em torno da indústria de sacaria para o café

Autores

  • Maria Izilda Santos de Matos

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v1i1.41

Resumo

Pode-se afirmar que a lavoura praticamente dependia dos fornecedores nacionais para o atendimento de suas necessidades de ensaca-mento, e que, por sua vez, a indústria de sacaria paulista se estruturou em função do café. Todavia, o fato de serem atividades complementares não significou uma anulação dos interesses específicos de ambas. Os enfrentamentos entre esses setores devem ser tratados como uma disputa sobre a forma que deveria tomar a industrialização, chegando a ganhar contornos de hostilidade nos momentos de maiores dificuldades, principalmente na ocorrência dos debates sobre reformas tarifárias.

Na medida que a atenção deste artigo se dirige à análise do debate em torno do ramo têxtil da juta, nossos esforços concentraram-se na sondagem de uma documentação a qual fosse possível recuperar a polêmica, tanto parlamentar como na imprensa. Nossa preocupação foi a de caracterizar como o setor da juta se articulou e organizou de forma eficaz para lutar por seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

MATOS, Maria Izilda Santos de. Entre a lavoura e a indústria: tensões e polêmica em torno da indústria de sacaria para o café. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v1i1.41. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/41. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos