Breves notas acerca da formação histórico-econômica de Campina Grande-PB: do gado (século XIX) ao algodão (século XX)

  • William Eufrásio Nunes Pereira UFRN
Palavras-chave: ECONOMIA, HISTÓRIA, HISTÓRIA ECONÔMICA

Resumo

Campina Grande adquiriu este nome devido as suas primeiras habitações terem surgido em uma grande campina. Em 1769 foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, que passou a ser chamada de Vila Nova da Rainha em 1790. Da feira de gado, a cidade transformou-se no segundo maior polo exportador de algodão do mundo, na virada do século XIX para o XX. A cultura do algodão promoveu uma verdadeira revolução no Município, possibilitando-o ser “a maior cidade de interior do Nordeste”. O comércio do algodão superou o processo produtivo agropecuário, tornando a cidade um centro comercial, cuja  principal mercadoria era o algodão. O declínio da atividade algodoeira no Município (pós 1940) abrirá espaço para as atividades industriais. Elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental esse “paper” procura mostra a gênese da economia de Campina Grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Eufrásio Nunes Pereira, UFRN
Economista, especialista em Administração, Mestre em Economia, Doutor  em Ciencias Sociais. Professor do Departamento de Economia da UFRN.
Publicado
2017-01-27
Como Citar
PEREIRA, W. E. N. Breves notas acerca da formação histórico-econômica de Campina Grande-PB: do gado (século XIX) ao algodão (século XX). História Econômica & História de Empresas, v. 19, n. 2, 27 jan. 2017.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)