Aproveitar propriedades para construir vias de comunicação: o caso das fazendas Bebedouro (Brasil) e A Luisiana (Colômbia), 1870-1900

Resumo

Este artigo procura analisar através da comparação as estratégias (vínculos políticos e redes sociais) empregadas pelos fazendeiros e proprietários no Brasil e na Colômbia, assim como a utilização da fazenda como suporte e os capitais fornecidos pela semeadura de produtos agrícolas para garantir o aproveitamento em vias de comunicação. Três temas apresentam-se importantes para a presente análise. Primeiro, a consolidação das fazendas com a criação de associações e laços entre família e parceiros a partir de alianças e cooperação. Segundo, a organização de mercados locais e redes comerciais suportadas pelas fazendas com o fim de ingressar nos mercados regionais. Terceiro, a posse sobre a fazenda deixa ver o fortalecimento econômico dos grupos, como condição para promover e obter benefício sobre as vias de comunicação. As fontes usadas são principalmente livros notariais, escrituras, inventários, doações e divisões de fazendas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Inés Carreño Tarazona, Docente-investigadora da Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad de Boyacá- Tunja (Colômbia).
Historiadora, com título de Mestrado em História pela Universidad Industrial de Santander, Bucaramanga-Colômbia. Doutora em História pela Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis-SP, Brasil, sob a orientação do Prof. Dr. José Luis Bendicho Beired. Autora da pesquisa de doutorado “Redes sociales durante la economía cafetera: el caso de las hacienda Bebedouro (Brasil) y La Luisiana (Colombia), 1870-1920". Bolsista PAEDEX-UNESP/AUIP.
Docente-investigadora da Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad de Boyacá- Tunja (Colômbia). 
Dentro de seus interesses investigativos se encontra o estudo dos caminhos, particularmente nos temas relacionados com as redes de poder, as redes familiares e os comerciantes durante a segunda metade do século XIX, e os temas relacionados com a história económica, geografia, bens de consumo, vida material, sociedade e política nos séculos XIX e XX.
Publicado
2018-07-05
Como Citar
CARREÑO TARAZONA, C. I. Aproveitar propriedades para construir vias de comunicação: o caso das fazendas Bebedouro (Brasil) e A Luisiana (Colômbia), 1870-1900. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 1, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos