Aproveitar propriedades para construir vias de comunicação: o caso das fazendas Bebedouro (Brasil) e A Luisiana (Colômbia), 1870-1900
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v21i1.500Resumo
Este artigo procura analisar através da comparação as estratégias (vínculos políticos e redes sociais) empregadas pelos fazendeiros e proprietários no Brasil e na Colômbia, assim como a utilização da fazenda como suporte e os capitais fornecidos pela semeadura de produtos agrícolas para garantir o aproveitamento em vias de comunicação. Três temas apresentam-se importantes para a presente análise. Primeiro, a consolidação das fazendas com a criação de associações e laços entre família e parceiros a partir de alianças e cooperação. Segundo, a organização de mercados locais e redes comerciais suportadas pelas fazendas com o fim de ingressar nos mercados regionais. Terceiro, a posse sobre a fazenda deixa ver o fortalecimento econômico dos grupos, como condição para promover e obter benefício sobre as vias de comunicação. As fontes usadas são principalmente livros notariais, escrituras, inventários, doações e divisões de fazendas.
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