O Brasil na conferência econômica de Londres de 1933: objetivos limitados, resultados pífios

Brazil in the 1933 London economic conférence: limited objectives, negligible results

  • Paulo Roberto Almeida Ministério das Relações Exteriores; Centro Universitário de Brasília (Uniceub)

Resumo

Ensaio histórico, baseado em fontes primárias e literatura secundária, sobre a participação do Brasil na Conferência Econômica e Monetária Mundial, convocada pela Liga das Nações, e realizada em Londres, no verão de 1933. A conferência tinha poucas perspectivas de restabelecer o equilíbrio da economia mundial, seriamente abalado depois das crises de bolsa (1929) e financeira (1931) nos países avançados, uma vez que os principais atores, os Estados Unidos em primeiro lugar, revelaram pouca disposição em abandonar políticas nacionais para um acordo abrangente sobre comércio, finanças e câmbio, numa conjuntura em que todos eles havia abandonado a conversibilidade. O Brasil tinha objetivos limitados, vinculados ao comércio mundial de café e outras matérias primas, e ao financiamento de suas contas externas, sobretudo a dívida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Almeida, Ministério das Relações Exteriores; Centro Universitário de Brasília (Uniceub)
Diplomata de carreira; doutor em Ciências Sociais; Professor de Economia nos programas de mestrado e doutorado em Direito do Uniceub.
Publicado
2021-08-19
Como Citar
ALMEIDA, P. R. O Brasil na conferência econômica de Londres de 1933: objetivos limitados, resultados pífios. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 3, p. 593-624, 19 ago. 2021.
Seção
Artigos