Impacto da transição da hegemonia financeira mundial do Reino Unido para os EUA sobre a política econômica brasileira e argentina nos anos 1920
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v10i2.81Resumo
Do final do século XIX à primeira metade do século XX, ocorre o processo de transição da hegemonia da Grã-Bretanha para a hegemonia dos Estados Unidos da América no sistema-mundo capitalista. O objetivo desse trabalho é mostrar como a transição de hegemonia entre esses dois Estados, no plano das finanças mundiais, condicionou a política econômica dos Estados argentino e brasileiro, na década de 1920. Para tanto, utiliza-se o referencial teórico da Economia Política dos Sistemas-Mundo, especialmente as contribuições de Arrighi (1996) e Suter (1992), e a metodologia históricocomparativa da encompassing comparison. Conclui-se que o aumento da disponibilidade de capital circulante em nível mundial e da rivalidade entre os centros financeiros mundiais permitiu um aumento considerável do endividamento externo da Argentina e do Brasil, que financiou políticas fiscais expansionistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.