Impacto da transição da hegemonia financeira mundial do Reino Unido para os EUA sobre a política econômica brasileira e argentina nos anos 1920

  • Felipe Amin Filomeno
  • Pedro Antonio Vieira

Resumo

Do final do século XIX à primeira metade do século XX, ocorre o processo de transição da hegemonia da Grã-Bretanha para a hegemonia dos Estados Unidos da América no sistema-mundo capitalista. O objetivo desse trabalho é mostrar como a transição de hegemonia entre esses dois Estados, no plano das finanças mundiais, condicionou a política econômica dos Estados argentino e brasileiro, na década de 1920. Para tanto, utiliza-se o referencial teórico da Economia Política dos Sistemas-Mundo, especialmente as contribuições de Arrighi (1996) e Suter (1992), e a metodologia históricocomparativa da encompassing comparison. Conclui-se que o aumento da disponibilidade de capital circulante em nível mundial e da rivalidade entre os centros financeiros mundiais permitiu um aumento considerável do endividamento externo da Argentina e do Brasil, que financiou políticas fiscais expansionistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-11
Como Citar
FILOMENO, F. A.; VIEIRA, P. A. Impacto da transição da hegemonia financeira mundial do Reino Unido para os EUA sobre a política econômica brasileira e argentina nos anos 1920. História Econômica & História de Empresas, v. 10, n. 2, 11 jul. 2012.
Seção
Artigos