As restrições históricas ao fordismo no desenvolvimento desigual e combinado entre manufatura e sistema de máquinas do setor metalmecânico brasileiro (1920-2015)

The Historical Restrictions to Fordism in the Uneven and Combined Development Between Manufacturing and Machine System in the Brazilian Metal-Mechanic Sector (1920-2015)

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a correspondência histórico-objetiva entre o fordismo e o setor metalmecânico no Brasil entre 1920 e 2015. Entendendo o fordismo como um método de intensificação do trabalho adequado à base técnica da manufatura, realizou-se uma pesquisa com dados históricos acerca do processo de trabalho no setor, cuja principal conclusão apontou para a ausência de tal correspondência. As evidências sugerem um desenvolvimento desigual entre os processos de usinagem, que chegou mais rapidamente à sistema de máquinas, e de montagem, que permaneceu como um processo manufatureiro em que o tipo de produto e sua escala foram igualmente restritivos ao método fordista.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-04-11
Como Citar
THEODORO GUEDES, L.; PAÇO CUNHA, E. As restrições históricas ao fordismo no desenvolvimento desigual e combinado entre manufatura e sistema de máquinas do setor metalmecânico brasileiro (1920-2015). História Econômica & História de Empresas, v. 26, n. 1, p. p. 38-69, 11 abr. 2023.
Seção
Artigos