Uma metodologia de História de Empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v25i3.840

Resumo

Este artigo é uma proposta metodológica para estudos de caso de História de Empresas a partir do fornecimento de algumas chaves para a compreensão e elaboração de casos. A metodologia se caracteriza pelo tratamento de diferentes níveis de análise, pela investigação da dinâmica da ação da empresa através de binômio dificuldades/oportunidades, pela proposição da identificação de estágios, que são períodos de relativa estabilidade operacional, organizacional e estratégica e por fim recomenda o uso flexível e pluralista de teorias econômicas, com equilíbrio na relação entre história e teoria. O artigo faz também um inventário comentado de fontes para o estudo de casos empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

KERSTENETZKY, Jaques; FRENKEL, Jacob. Uma metodologia de História de Empresas. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 696–723, 2022. DOI: 10.29182/hehe.v25i3.840. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/840. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos