As reformas financeiras na China entre os anos 1970 e 1990: a formação do mercado e as consequências para o desenvolvimento econômico no país

Financial Reforms in China Between the 1970’s and 1990’s: Market Formation and the Consequences for Economic Development in the Country

  • Ivo Novais Universidade Federal da Bahia: Salvador, BA, BR
  • Uallace Moreira Lima Universidade Federal da Bahia: Salvador, BA, BR

Resumo

Este artigo tem como objetivo reconstruir a formação do sistema financeiro e sua importância junto a reforma econômica chinesa do final da década de 1970 e 1980. A hipótese defendida neste estudo é mostrar como essa expansão levou o setor financeiro chinês para a atual lógica centrada na atuação e direcionamento do Estado. A reforma financeira se desenvolveu sob estas premissas, consolidando-se na abertura econômica e nos financiamentos às industrias leves voltadas para exportação, e junto aos empreendimentos conjuntos direcionados pelas políticas do Estado, tornando essencial para elevar a capacidade de investimento no país e recuperar o atraso econômico e industrial existente. A expansão do sistema financeiro consolidou um robusto crescimento econômico, mediante a elevação no volume de depósitos e da participação deste crédito junto aos setores de negócios nacionais estratégicos. Deste modo, conseguiu superar o seu atraso de desenvolvimento, demonstrando ser possível acelerar e melhorar a qualidade do crescimento econômico por meio do desenvolvimento e centralização da intermediação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Novais, Universidade Federal da Bahia: Salvador, BA, BR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (PPGE-UFBA), ID ORCID: 0000-0002-0699-0944. E-mail: ivoabaira@hotmail.com.

Uallace Moreira Lima, Universidade Federal da Bahia: Salvador, BA, BR

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp). Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA). ID ORCID: 0000-0002-8902-816X.

Publicado
2023-04-11
Como Citar
NOVAIS, I.; MOREIRA LIMA, U. As reformas financeiras na China entre os anos 1970 e 1990: a formação do mercado e as consequências para o desenvolvimento econômico no país. História Econômica & História de Empresas, v. 26, n. 1, p. p. 141-171, 11 abr. 2023.
Seção
Artigos