A bolsa de Valores e o financiamento de empresas em São Paulo, 1886-1917
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v4i1.89Resumo
O presente artigo analisa a contribuição da Bolsa de Valores para o processo de modernização econômica de São Paulo na virada dos sé-culos XIX e XX. Seu conteúdo mostra que a Bolsa se desenvolveu rapidamente: de um mercado limitado, informal para o mais importante locus de capital financeiro industrial de São Paulo no curto período de tempo de duas décadas. Embora a Bolsa não apareça como tendo tido uma participação institucional marcante no financiamento de empresas, fica claro que o surto de atividades nesse mercado de capitais durante as primeiras décadas do século XX teve como resultado uma contribuição significativa para a precoce e rápida diversificação econômica de São Paulo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-18
Como Citar
HANLEY, Anne. A bolsa de Valores e o financiamento de empresas em São Paulo, 1886-1917. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v4i1.89. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/89. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.