A modernização da agricultura em São Paulo no início do século XX: ciência e política em conexão

The Modernization of Agriculture in São Paulo at the Beginning of the 20th Century: Science and Policy in Connection

Resumo

Neste texto, analisamos algumas leis e decretos publicados pelos governadores paulistas Fernando Prestes de Albuquerque (1898-1900) e Jorge Tibiriçá Piratininga (1904-1908). O texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica com análise de documentos oficiais encontrados nos acervos de importantes instituições no campo da produção agrícola de São Paulo, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). O objetivo é discutir a relevância que a ciência agronômica desse período teve na orientação da política de modernização da agricultura paulista. Na primeira década do século XX, São Paulo passou por uma crise de superprodução de café, fato que fez a vanguarda da oligarquia cafeeira duvidar da viabilidade dessa cultura em terras paulistas e buscar uma solução que lhe favorecesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldenor da Silva Ferreira, UFSCar

Eu me chamo Aldenor da Silva Ferreira, sou Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2005). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação também da UFAM (2006) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2009). Em 2010 fui vencedor do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo consciente na Categoria Econômico -Tecnológica, em 2014, fui vencedor na Categoria Social. Por 4 anos fui pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Fiz estágio doutoral no Department of South & South East Asian Studies, University of Calcutta em 2013, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Concluí o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2016. Fui professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Naviraí, no período de 2016 a 2022, onde atuei como coordenador do curso de graduação em Ciências Sociais e da pós-graduação lato sensu em Ensino de Sociologia da CAPES/UFMS/EAD. Atualmente, sou professor adjunto do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), câmpus Lagoa do Sino. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando os seguintes temas: campesinato, agricultura familiar, assentamentos rurais e história da agricultura, com ênfase na imigração japonesa e sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura no Brasil. 

Mário Roberto Ferraro, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983); especialização em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2005) e o título de Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, do Instituto de Geociências, da Unicamp. Atualmente é professor efetivo concursado da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino. Atualmente atua principalmente nos seguintes temas: história das ciências, história ambiental e história da agricultura.

Luciana Raffi Menegaldo Ferreira, Centro Universitário Sudoeste Paulista

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UNIPINHAL, especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas - CCA/UFAM; e doutorado em Medicina Veterinária (Medicina Preventiva) na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - FCAV/UNESP. Possui experiência na área de parasitologia de animais silvestres e exóticos, clínica/cirurgia, criação/reprodução e manejo de animais silvestres.

Publicado
2024-05-30
Como Citar
DA SILVA FERREIRA, A.; ROBERTO FERRARO, M.; RAFFI MENEGALDO FERREIRA, L. A modernização da agricultura em São Paulo no início do século XX: ciência e política em conexão. História Econômica & História de Empresas, v. 27, n. 1, p. 166-206, 30 maio 2024.
Seção
Artigos