Diversificação na produção agropecuária e desigualdade fundiária no estado de Minas Gerais nas primeiras décadas do século XX

Autores

  • Luiz Mateus Da Silva Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Luiza Gomes Araújo

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v27i2.981

Resumo

Com base nos dados do Censo Agrícola do Brasil de 1920, este trabalho oferece indicadores e estatísticas que permitem analisar a diversificação da produção agropecuária e a desigualdade na distribuição da propriedade da terra no conjunto do estado de Minas Gerais e nas regiões mineiras em 1920. A análise revela que, nessa época, apesar da importância da cafeicultura, a produção agrícola regional de Minas Gerais era bastante diversificada e fortemente vinculada ao cultivo de gêneros tradicionalmente destinados ao abastecimento do mercado interno. Este estudo ainda demonstra que, em 1920, o maior ou menor grau de diversificação na agricultura regional mineira não parece estar associado a maior ou menor desigualdade na distribuição da propriedade da terra. Além disso, verifica-se que nas zonas mineiras produtoras de café, principal produto de exportação da economia brasileira na época, a desigualdade fundiária era relativamente baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, Luiz Mateus; ARAÚJO, Ana Luiza Gomes. Diversificação na produção agropecuária e desigualdade fundiária no estado de Minas Gerais nas primeiras décadas do século XX. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 372–410, 2024. DOI: 10.29182/hehe.v27i2.981. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/981. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos