Diversificação na produção agropecuária e desigualdade fundiária no estado de Minas Gerais nas primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v27i2.981Resumo
Com base nos dados do Censo Agrícola do Brasil de 1920, este trabalho oferece indicadores e estatísticas que permitem analisar a diversificação da produção agropecuária e a desigualdade na distribuição da propriedade da terra no conjunto do estado de Minas Gerais e nas regiões mineiras em 1920. A análise revela que, nessa época, apesar da importância da cafeicultura, a produção agrícola regional de Minas Gerais era bastante diversificada e fortemente vinculada ao cultivo de gêneros tradicionalmente destinados ao abastecimento do mercado interno. Este estudo ainda demonstra que, em 1920, o maior ou menor grau de diversificação na agricultura regional mineira não parece estar associado a maior ou menor desigualdade na distribuição da propriedade da terra. Além disso, verifica-se que nas zonas mineiras produtoras de café, principal produto de exportação da economia brasileira na época, a desigualdade fundiária era relativamente baixa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Mateus Da Silva Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.