Maldita Guerra
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v5i2.202Abstract
O livro Maldita Guerra de Francisco Doratioto tem com o eixo central a narrativa seqüencial das batalhas da Guerra do Paraguai, precedida de uma avisada exposição sobre suas motivações imediata se mesmo de remotas origens coloniais. Assim descrito pode parecer que nada de novo nos reserva esse livro com 485 páginas de texto corrido. No entanto, ele é surpreendente e inovador, pelo menos dentro da bibliografia sobre o tema.
O que o faz definitivamente ímpar, sem deixar de lado a linguagem leve e fluente, a edição cuidados a e a pesquisa profunda, é que o Autor, apaixonado confesso pelo tema, deu à narrativa sobre a Guerra do Paraguai o movimento e o tempo da própria guerra. Não se saberá se consciente ou inconscientemente Francisco Doratioto chegou a essa construção literária, mas é ela que faz do livro a primeira obra, dentre tantas conhecidas sobre militarismo e política no período, que vai finalmente proporcionar acesso à realidade daquela guerra ao grande público brasileiro. Sem abdicar do trabalho científico, Doratioto encontrou aí a forma adequada, quase cinematográfica, para construir sua contribuição. Em conseqüência a leitura flui fácil e o que está por vir é sempre atraente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.