Cativos no Sul de Minas Gerais: Aiuruoca nos últimos anos da escravidão

Slaves in the South of Minas Gerais: Aiuruoca in the last years of slaver

  • Paula Chaves Teixeira Pinto FEARP-USP
  • Renato Leite Marcondes FEARP-USP

Resumo

A escravidão no Sul de Minas Gerais concentrou-se nas atividades para o mercado interno, muitas vezes destinadas à província do Rio de Janeiro. Aiuruoca consistia num elo dessa rede de abastecimento regional. Essas atividades empregavam grandes contingentes de cativos, mas pouco se conhece da escravidão do município. O objetivo consiste em compreender o perfil dos cativos e de sua propriedade, bem como analisar algumas trajetórias na luta pela liberdade nas últimas décadas da escravidão em Aiuruoca. Lançamos mão de diferentes fontes primárias algumas das quais inéditas: o censo de 1872, as listas de matrícula apensadas aos inventários e as listas de classificação dos escravos de 1874 a 1880. Para melhor entender o perfil da população escravizada na década de 1870 utilizamos de forma comparativa as listas nominativas de 1830.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Chaves Teixeira Pinto, FEARP-USP

Paula Chaves Teixeira Pinto foi professora doutora de História Econômica, contrato temporário, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (2018-2021), da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Atuou como professora Adjunta 1, nível 1, contrato temporário, do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade Federal de São João del Rei (2015-2017). Doutora e Mestre em História pelo PGH da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História, licenciatura e bacharelado, pela UFSJ. Teve tese de doutorada premiada, segundo lugar, menção honrosa no prêmio ABPHE Teses e dissertações, biênio 2014-2016. Foi professora militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar - FAB (2013-2015).

Renato Leite Marcondes, FEARP-USP

Economista e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Pesquisa na área de história econômica e demográfica, principalmente os temas: crédito, hipoteca, acumulação de riqueza, cafeicultura, posse de escravos, desigualdade regional e comércio.

Publicado
2022-12-23
Como Citar
TEIXEIRA PINTO, P. C.; LEITE MARCONDES, R. Cativos no Sul de Minas Gerais: Aiuruoca nos últimos anos da escravidão. História Econômica & História de Empresas, v. 25, n. 3, p. 754-782, 23 dez. 2022.
Seção
Artigos