A revista História Econômica & História de Empresas: balanço e perspectivas

  • Cláudia Alessandra Tessari Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Resumo

Este texto analisa os 20 anos de existência da revista História Econômica & História de Empresas. Trata-se da principal revista brasileira dedicada à História Econômica e História de Empresas e, atualmente é, também, um importante veículo para a divulgação dos resultados de pesquisa em História do Pensamento Econômico no Brasil. Sua trajetória pode ser dividida em duas fases: a primeira, marcada pela sua criação e consolidação como importante veículo da área de História Econômica e de História de Empresas no Brasil e na América Latina e, a segunda, marcada pelas tentativas de aprimoramento da gestão editorial em um ambiente nacional e, especialmente, internacional, caracterizado pelas mudanças tecnológicas e mercadológicas que atingiram o segmento de revistas científicas. Apesar de sua alta qualidade editorial, a revista enfrenta desafios, tais como o do financiamento o qual, apesar do advento dos softwares de gerenciamento eletrônico e do acesso aberto, que baratearam os  custos de editoração, continua a ser um desafio a ser enfrentado. Outros desafios, de cunho editorial, são aqueles provenientes da peculiaridade de representar uma área pequena cuja produção é concentrada em termos regionais ou ainda, aquele que advém de uma característica de toda a grande área de Ciências Humanas - a alta frequência de estudos dedicados à realidades e fenômenos locais - o que dificulta sua internacionalização pela via da publicação das pesquisas em periódicos internacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Alessandra Tessari, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Professora Adjunto IV do Departamento de Economia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Osasco. Doutora em Desenvolvimento Econômico (área de concentração em História Econômica) pelo Instituto de Economia - UNICAMP e mestre em História Econômica pela mesma instituição. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Publicado
2017-12-15
Como Citar
TESSARI, C. A. A revista História Econômica & História de Empresas: balanço e perspectivas. História Econômica & História de Empresas, v. 20, n. 2, 15 dez. 2017.
Seção
Homenagem

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)