O desafio do espaço platino às tendências de integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional brasileiro: um hiato em dois tempos

  • Paulo Roberto Cimo Queiroz

Resumo

O espaço correspondente ao atual Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul foi incorporado, no século XVI, aos circuitos do Paraguai colonial, mas, já no século XVII, no contexto que S. B. de Holanda denomina refluxo assuncenho, a presença espanhola foi sendo substituída pela luso-brasileira, passando, portanto, essa região a vincular-se, ainda que de m o do inicialmente tênue, ao sudeste da América portuguesa. Em meados d o século XIX, c om a liberação da navegação brasileira pelo rio Paraguai, essa região voltou, de certo modo, a fazer parte do espaço platino. O presente trabalho busca evidenciar que, a despeito das notáveis mudanças induzidas pela livre navegação, esse último período de vinculação ao espaço platino constituiu, na verdade, uma espécie de "hiato", no interior do processo mais longo, representado pela vinculação com o mercado nacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-19
Como Citar
QUEIROZ, P. R. C. O desafio do espaço platino às tendências de integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional brasileiro: um hiato em dois tempos. História Econômica & História de Empresas, v. 11, n. 1, 19 jul. 2012.
Seção
Artigos