A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v7i1.172Resumo
Este trabalho trata da navegação comercial na bacia do Alto Paraná, em território do antigo sul de Mato Grosso (que corresponde atualmente ao estado de Mato Gros so do Sul), durante a 1ª metade do século XX. Abordando-se especialmente a região situada ao sul da linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (caracterizada pelas atividades da pecuária bovina e da extração de erva-mate), procura-se mostrar que nesta região, dada a ausência de outras ferrovias e a imprestabilidade das estradas de rodagem, a navegação fluvial desempenhou, por algum tempo, um papel econômico relativamente importante, em articulação com as ferrovias paulistas (sobretudo a Soroca-bana). Constituiu, por um lado, parte do esforço de expansão do capital sediado no pólo paulista, facilitando o abastecimento da região com gêneros de consumo, aí incluídos produtos tanto da indústria como da agricultura paulista. Por outro lado, permitiu a exportação de erva-mate, tanto via São Paulo como, principalmente, via Baixo Paraná, em direção ao mercado argentino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.