A Farewell to Alms – a brief economic history of the world, de Gregory Clark

Autores

  • Mauricio C. Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v11i1.107

Resumo

A Farewell to Alms, de Gregory Clark, é uma obra para causar impacto. Sintética, provocativa, polêmica, uma "breve história econômica do mundo" , com o informa o subtítulo, capaz de despertar interesse — ou raiva — em legiões de economistas, historiadores e demógrafos. O autor, um especialista em história quantitativa, trafega com tranqüilidade no instrumental básico da teoria econômica, da modelagem estatística e da demografia.

A tese principal é bem simples. A humanidade teria estado presa, desde a idade das cavernas até 1800, à "armadilha malthusiana". A vida material pouquíssimo evoluiu nesse imenso período. Apenas a revolução industrial permitiu um substancial aumento das condições de vida da população. Simultaneamente, a revolução industrial deu margem à "grande divergência", ou ao desenvolvimento de uma diferença abissal no padrão de vida entre as nações, inimaginável nos séculos anteriores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

COUTINHO, Mauricio C. A Farewell to Alms – a brief economic history of the world, de Gregory Clark. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v11i1.107. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/107. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Resenhas