A Farewell to Alms – a brief economic history of the world, de Gregory Clark

  • Mauricio C. Coutinho

Resumo

A Farewell to Alms, de Gregory Clark, é uma obra para causar impacto. Sintética, provocativa, polêmica, uma "breve história econômica do mundo" , com o informa o subtítulo, capaz de despertar interesse — ou raiva — em legiões de economistas, historiadores e demógrafos. O autor, um especialista em história quantitativa, trafega com tranqüilidade no instrumental básico da teoria econômica, da modelagem estatística e da demografia.

A tese principal é bem simples. A humanidade teria estado presa, desde a idade das cavernas até 1800, à "armadilha malthusiana". A vida material pouquíssimo evoluiu nesse imenso período. Apenas a revolução industrial permitiu um substancial aumento das condições de vida da população. Simultaneamente, a revolução industrial deu margem à "grande divergência", ou ao desenvolvimento de uma diferença abissal no padrão de vida entre as nações, inimaginável nos séculos anteriores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-19
Como Citar
COUTINHO, M. C. A Farewell to Alms – a brief economic history of the world, de Gregory Clark. História Econômica & História de Empresas, v. 11, n. 1, 19 jul. 2012.
Seção
Resenhas