A Farewell to Alms – a brief economic history of the world, de Gregory Clark
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v11i1.107Abstract
A Farewell to Alms, de Gregory Clark, é uma obra para causar impacto. Sintética, provocativa, polêmica, uma "breve história econômica do mundo" , com o informa o subtítulo, capaz de despertar interesse — ou raiva — em legiões de economistas, historiadores e demógrafos. O autor, um especialista em história quantitativa, trafega com tranqüilidade no instrumental básico da teoria econômica, da modelagem estatística e da demografia.
A tese principal é bem simples. A humanidade teria estado presa, desde a idade das cavernas até 1800, à "armadilha malthusiana". A vida material pouquíssimo evoluiu nesse imenso período. Apenas a revolução industrial permitiu um substancial aumento das condições de vida da população. Simultaneamente, a revolução industrial deu margem à "grande divergência", ou ao desenvolvimento de uma diferença abissal no padrão de vida entre as nações, inimaginável nos séculos anteriores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.