Terra e trabalho em perspectiva histórica: um exemplo do sertão nordestino (Portalegre-RN)

Autores

  • Denise Mattos Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v4i2.146

Resumo

Nossa preocupação, neste artigo, é contribuir para a recuperação das origens históricas dos problemas do campo no Brasil, especialmente para a compreensão do processo histórico da apropriação territorial no País. Com esse objetivo, examinaremos esse processo tal como ocorreu em suas grandes linhas numa área do alto sertão nordestino, situada a sudoeste do que hoje constitui o Estado do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre o início da colonização portuguesa e as duas primeiras décadas do século XX .

As razões desse recorte são históricas, metodológicas e teóricas. Em primeiro lugar, trata-se de área que teve importância com o núcleo de irradiação colonizadora no sertão. Em segundo lugar, pudemos contar com alguns registros documentais para o município de Portalegre, referentes à questão fundiária. Por último, a análise da evolução do processo de apropriação territorial nessa área específica nos permite abordar alguns aspectos da intrínseca relação terra-trabalho em suas mudanças no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

MONTEIRO, Denise Mattos. Terra e trabalho em perspectiva histórica: um exemplo do sertão nordestino (Portalegre-RN). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v4i2.146. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/146. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos