Terra e trabalho em perspectiva histórica: um exemplo do sertão nordestino (Portalegre-RN)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v4i2.146Resumen
Nossa preocupação, neste artigo, é contribuir para a recuperação das origens históricas dos problemas do campo no Brasil, especialmente para a compreensão do processo histórico da apropriação territorial no País. Com esse objetivo, examinaremos esse processo tal como ocorreu em suas grandes linhas numa área do alto sertão nordestino, situada a sudoeste do que hoje constitui o Estado do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre o início da colonização portuguesa e as duas primeiras décadas do século XX .
As razões desse recorte são históricas, metodológicas e teóricas. Em primeiro lugar, trata-se de área que teve importância com o núcleo de irradiação colonizadora no sertão. Em segundo lugar, pudemos contar com alguns registros documentais para o município de Portalegre, referentes à questão fundiária. Por último, a análise da evolução do processo de apropriação territorial nessa área específica nos permite abordar alguns aspectos da intrínseca relação terra-trabalho em suas mudanças no tempo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.