Seria Fernando Henrique Cardoso um weberiano?
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v19i1.417Palavras-chave:
Fernando Henrique Cardoso, teoria da dependência, metodologia, Karl Marx, Max WeberResumo
FHC é marxista ou weberiano? Ao analisar o debate sobre a teoria da dependência, encontramo-nos na confusa situação de ver nos textos datados de 1970 e 1980 a afirmação de que esse autor seria marxista, mas na literatura atual ele é claramente apontado como weberiano. O presente artigo busca esclarecer essa questão por meio da análise tanto dos argumentos recentes sobre sua aproximação à Weber quanto do método empregado em seus estudos. O resultado a que chegamos é que devemos reconhecer o marxismo como a principal base teórica desse autor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-03
Como Citar
FRANKLIN, Rodrigo Straessli Pinto. Seria Fernando Henrique Cardoso um weberiano?. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v19i1.417. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/417. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.