Seria Fernando Henrique Cardoso um weberiano?

Autores

  • Rodrigo Straessli Pinto Franklin Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v19i1.417

Palavras-chave:

Fernando Henrique Cardoso, teoria da dependência, metodologia, Karl Marx, Max Weber

Resumo

FHC é marxista ou weberiano? Ao analisar o debate sobre a teoria da dependência, encontramo-nos na confusa situação de ver nos textos datados de 1970 e 1980 a afirmação de que esse autor seria marxista, mas na literatura atual ele é claramente apontado como weberiano. O presente artigo busca esclarecer essa questão por meio da análise tanto dos argumentos recentes sobre sua aproximação à Weber quanto do método empregado em seus estudos. O resultado a que chegamos é que devemos reconhecer o marxismo como a principal base teórica desse autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Straessli Pinto Franklin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGE/UFRGS. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Downloads

Publicado

2016-10-03

Como Citar

FRANKLIN, Rodrigo Straessli Pinto. Seria Fernando Henrique Cardoso um weberiano?. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v19i1.417. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/417. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos