Seria Fernando Henrique Cardoso um weberiano?

Autores/as

  • Rodrigo Straessli Pinto Franklin Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v19i1.417

Palabras clave:

Fernando Henrique Cardoso, teoria da dependência, metodologia, Karl Marx, Max Weber

Resumen

FHC é marxista ou weberiano? Ao analisar o debate sobre a teoria da dependência, encontramo-nos na confusa situação de ver nos textos datados de 1970 e 1980 a afirmação de que esse autor seria marxista, mas na literatura atual ele é claramente apontado como weberiano. O presente artigo busca esclarecer essa questão por meio da análise tanto dos argumentos recentes sobre sua aproximação à Weber quanto do método empregado em seus estudos. O resultado a que chegamos é que devemos reconhecer o marxismo como a principal base teórica desse autor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Straessli Pinto Franklin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGE/UFRGS. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Publicado

2016-10-03

Cómo citar

FRANKLIN, Rodrigo Straessli Pinto. Seria Fernando Henrique Cardoso um weberiano?. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v19i1.417. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/417. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos