Relações de trabalho na formação histórico econômica do Paraguai

  • Claudia Vera da Silveira Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS).
  • Fabricio José Missio CEDEPLAR/UFMG
  • Rosele Marques Vieira Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS/UEMS).

Resumo

O objetivo do artigo é mostrar a evolução das relações de trabalho na formação histórico econômica do Paraguai. Para tanto, empreende-se uma análise integrada dos principais fatos políticos, sociais e econômicos do país em três períodos: o período colonial; o independente e o pós Guerra da Tríplice Aliança. Admite-se como hipótese que as diferentes concepções sociais, econômicas e políticas que se foram produzindo, como características genuínas das diferentes épocas, cristalizaram-se em sistemas e modalidades distintas de relações de trabalho. Em termos metodológicos a análise parte de uma ampla revisão bibliográfica, a partir do qual o tema é historicamente contextualizado. As considerações finais apontam que, as relações de trabalho no Paraguai foram moldadas em grande parte sob a influência de pressões externas, seja no sistema de encomienda empregados pela Coroa, nas relações de semi-servidão exploradas pelo Estado, ou no sistema de servidão por dívidas, explorado pelos capitais privados nacionais e estrangeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
SILVEIRA, C. V. DA; MISSIO, F. J.; VIEIRA, R. M. Relações de trabalho na formação histórico econômica do Paraguai. História Econômica & História de Empresas, v. 20, n. 2, 15 dez. 2017.
Seção
Artigos