Breve panorama da trajetória do Instituto Nacional do Mate: alguns apontamentos sobre erva-mate e economia nacional
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v21i1.503Resumo
No presente texto, através de revisão bibliográfica e fontes primárias, desejamos tratar sobre o mercado ervateiro, inserindo-o nas lógicas econômicas nacional e internacional, no que diz respeito ao mercado interno e às exportações, focando especialmente em suas relações com a Argentina, principal comprador de erva-mate brasileira, mas também com o Chile e o Uruguai. Faremos algumas considerações sobre a busca por expansão de mercados, que inclui, sobretudo, a América do Norte e a Europa. Atentamos, por fim, de forma ensaística para a compreensão das estruturas e conjunturas políticas envolvendo as ações do Instituto Nacional do Mate (INM), as políticas econômicas nacionais e a busca pela industrialização do produto. Nesse sentido, a fim traçar um limite para este texto, convém-nos focar o estudo na produção e comércio do mate no período de vida do instituto (1938-1967).
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