Breve panorama da trajetória do Instituto Nacional do Mate: alguns apontamentos sobre erva-mate e economia nacional

  • José Antonio Fernandes Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Resumo

No presente texto, através de revisão bibliográfica e fontes primárias, desejamos tratar sobre o mercado ervateiro, inserindo-o nas lógicas econômicas nacional e internacional, no que diz respeito ao mercado interno e às exportações, focando especialmente em suas relações com a Argentina, principal comprador de erva-mate brasileira, mas também com o Chile e o Uruguai. Faremos algumas considerações sobre a busca por expansão de mercados, que inclui, sobretudo, a América do Norte e a Europa. Atentamos, por fim, de forma ensaística para a compreensão das estruturas e conjunturas políticas envolvendo as ações do Instituto Nacional do Mate (INM), as políticas econômicas nacionais e a busca pela industrialização do produto. Nesse sentido, a fim traçar um limite para este texto, convém-nos focar o estudo na produção e comércio do mate no período de vida do instituto (1938-1967).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Fernandes, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
Doutorando em História pelo Programa de História Econômica da Usp. Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente professor da Rede Estadual de Santa Catarina.
Publicado
2018-07-05
Como Citar
FERNANDES, J. A. Breve panorama da trajetória do Instituto Nacional do Mate: alguns apontamentos sobre erva-mate e economia nacional. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 1, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos