A trajetória da Perfumarias Phebo em Belém

Autores

  • Marcílio Alves Chiacchio Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v22i1.573

Resumo

O trabalho é um estudo sobre história de empresa, tendo como estudo de caso a Perfumarias Phebo, uma empresa paraense, fundada por portugueses, que se destacou no mercado de perfumaria brasileiro. O método de pesquisa consistiu no levantamento de informações arquivistas, trajetória histórica e evolução administrativa-financeira no período de 1936 a 1988, realizada a partir de informações disponibilizadas pela empresa, entrevistas e coleta de material. A empresa utilizou o pau-rosa (Aniba rosaeodora Durke), uma matéria-prima oriunda da Amazônia, para criar o seu produto de maior aceitação no mercado, o Sabonete Phebo Odor de Rosas. A perfumaria tornou-se líder no mercado de perfumaria nacional, instalando fábricas nas cidades de São Paulo-SP e Feira de Santana-Ba. Em 1988 a empresa foi vendida para o grupo Procter & Gamble Company.

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Publicado

2019-07-08

Como Citar

CHIACCHIO, Marcílio Alves. A trajetória da Perfumarias Phebo em Belém. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.29182/hehe.v22i1.573. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/573. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos