Estado e internacionalización empresarial: el caso de la firma canadiense Bombardier

Autores

  • Adrián Escamilla Trejo Facultad de Economia , Universidad Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v22i2.651

Resumo

O objetivo é contribuir para a discussão sobre o papel do Estado e as trajetórias nacionais nas estratégias de expansão dos negócios dos últimos 50 anos. Para isso, analisa-se a história da empresa canadense Bombardier, líder mundial na fabricação de equipamentos ferroviários e aeronáuticos. Um país desenvolvido e uma empresa de renome foram escolhidos para mostrar que o discurso globalizante que desde os anos 1970 propõe abertura e "mercado livre" foi adotado fora dessas nações. Dentro de países como o Canadá, políticas protecionistas, subsídios a corporações e a promoção de exportações com recursos do contribuinte serviram de base para a expansão de empresas como a Bombardier. Essa trajetória foi combinada com o processo de privatização de empresas de equipamentos de transporte em países como o México, nas décadas de 1980 e 1990, dando à Bombardier a possibilidade de adquirir capacidades e tecnologia que consolidaram sua rede de produção global.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

ESCAMILLA TREJO, Adrián. Estado e internacionalización empresarial: el caso de la firma canadiense Bombardier. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.29182/hehe.v22i2.651. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/651. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos