Estado e internacionalización empresarial: el caso de la firma canadiense Bombardier
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v22i2.651Resumo
O objetivo é contribuir para a discussão sobre o papel do Estado e as trajetórias nacionais nas estratégias de expansão dos negócios dos últimos 50 anos. Para isso, analisa-se a história da empresa canadense Bombardier, líder mundial na fabricação de equipamentos ferroviários e aeronáuticos. Um país desenvolvido e uma empresa de renome foram escolhidos para mostrar que o discurso globalizante que desde os anos 1970 propõe abertura e "mercado livre" foi adotado fora dessas nações. Dentro de países como o Canadá, políticas protecionistas, subsídios a corporações e a promoção de exportações com recursos do contribuinte serviram de base para a expansão de empresas como a Bombardier. Essa trajetória foi combinada com o processo de privatização de empresas de equipamentos de transporte em países como o México, nas décadas de 1980 e 1990, dando à Bombardier a possibilidade de adquirir capacidades e tecnologia que consolidaram sua rede de produção global.
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