Reparações e dívidas no Entreguerras: as dificuldades político-econômicas da Alemanha à luz das contribuições de Hjalmar Schacht
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v23i2.676Resumo
O artigo se propõe a explicitar os principais desdobramentos dos pagamentos das reparações da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) impostas à Alemanha. Neste, inicialmente é apresentado o teatro de operações da guerra: são mencionadas as perdas humanas e materiais, enfatizando estas em algumas das principais batalhas que compuseram este grande conflito, como as batalhas de Marne e Somme. Após, dado o fim da guerra, mostrar-se-á a nova reorganização territorial da Europa, com a desintegração de impérios e o surgimento de novos países. Ao final, discute-se sobre os reparos de guerra instituídas no Tratado de Paz de Versalhes (1919), de modo que as dificuldades econômicas enfrentadas pela Alemanha e pela França em específico, surgem como ponto central da discussão deste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.