Reparações e dívidas no Entreguerras: as dificuldades político-econômicas da Alemanha à luz das contribuições de Hjalmar Schacht

  • Sarah Gonçalves Patrocínio Sartório UFES
  • Arthur Colombo
  • Diego Favorato

Resumo

O artigo se propõe a explicitar os principais desdobramentos dos pagamentos das reparações da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) impostas à Alemanha. Neste, inicialmente é apresentado o teatro de operações da guerra: são mencionadas as perdas humanas e materiais, enfatizando estas em algumas das principais batalhas que compuseram este grande conflito, como as batalhas de Marne e Somme. Após, dado o fim da guerra, mostrar-se-á a nova reorganização territorial da Europa, com a desintegração de impérios e o surgimento de novos países. Ao final, discute-se sobre os reparos de guerra instituídas no Tratado de Paz de Versalhes (1919), de modo que as dificuldades econômicas enfrentadas pela Alemanha e pela França em específico, surgem como ponto central da discussão deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-29
Como Citar
SARTÓRIO, S. G. P.; COLOMBO, A.; FAVORATO, D. Reparações e dívidas no Entreguerras: as dificuldades político-econômicas da Alemanha à luz das contribuições de Hjalmar Schacht. História Econômica & História de Empresas, v. 23, n. 2, p. 281-313, 29 ago. 2020.
Seção
Artigos