Companhia de navegação Lloyd brasileiro: uma trajetória de déficit financeiro e desenvolvimento econômico
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v12i2.776Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, destacando a política de financiamento dos défi cits, em paralelo ao avanço produtivo da companhia. O artigo
está dividido em seis tópicos. Na Introdução, será apresentada uma breve descrição das condições materiais e políticas que levaram à criação do Lloyd Brasileiro, em 1890. Em seguida, abordaremos a fundação e o período da gestão privada sob a tutela do Estado, 1890-1913. O terceiro item envolve o período em que a companhia foi lentamente seguindo para uma centralização das ações, quando, finalmente SE transformou em patrimônio nacional, 1913-1937. O quarto discute o Lloyd Brasileiro como patrimônio nacional, no momento da industrialização pesada, 1937-1966. O quinto discute o período mais recente, quando a companhia foi reestruturada, transformada em sociedade anônima, até o início do processo de privatização, 1966-1989. E, por fim, os últimos momentos do Lloyd Brasileiro serão discutidos no sexto item, quando a companhia foi, aos poucos, sendo desmontada e privatizada. Nas considerações finais, apresentaremos um resumo dos motivos geradores dos déficits financeiros e da atuação do Lloyd Brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.