O desenvolvimento elétrico capixaba, as capacidades estatais e o papel das elites modernizantes entre 1946 e 1964

Espírito Santo's electrical development, state capacities and the role of modernizing elites between 1946 and 1964

  • Jayme Karlos Reis Lopes Doutorando PPGCIS/PUC-Rio

Resumo

Este artigo se destina a analisar os processos que estiveram na base da eletrificação do estado do Espírito Santo, entre os anos de 1946 e 1964. Duas dinâmicas serão tratadas de forma especial aqui: a forte presença do Estado Nacional como impulsionador do desenvolvimento nacional no período e o papel fundamental das elites modernizadoras regionais, em especial as capixabas, para o planejamento, articulação política e aplicação de políticas para o setor elétrico. Tentaremos apontar ainda, como o desenvolvimento estatal nacional, as forças políticas regionais e energia elétrica revelam-se em dimensões que assumem sua forma final sob a coordenação do Estado nacional, dentro da construção de suas “capacidades” regionais. Esta pesquisa, se desenvolve a partir dos dados obtidos durante doutoramento na PUC-Rio, defendido em maio de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayme Karlos Reis Lopes, Doutorando PPGCIS/PUC-Rio

Doutorando em Ciências Sociais na PUC-Rio. Mestre em Antropologia Social e Política pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) na sede acadêmica Argentina. Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espirito Santo. É membro do grupo de pesquisa em Elites Politicas Brasileiras (PUC-Rio) e associado a Brazilian Studies Association (BRASA). Faz parte hoje do conselho editorial como editor e avaliador da Revista Dignidade Re-Vista (PUC-Rio). Participou também do Laboratório de Antropologia Aplicada y Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede acadêmica Argentina. Pesquisa temas relacionadas a energia elétrica, instituições do setor elétrico, Estado, modernização, capitalismo, industrialização, crises politicas e econômicas e elites.

Publicado
2022-12-23
Como Citar
REIS LOPES, J. K. O desenvolvimento elétrico capixaba, as capacidades estatais e o papel das elites modernizantes entre 1946 e 1964. História Econômica & História de Empresas, v. 25, n. 3, p. 616-637, 23 dez. 2022.
Seção
Artigos