O desenvolvimento elétrico capixaba, as capacidades estatais e o papel das elites modernizantes entre 1946 e 1964

Espírito Santo's electrical development, state capacities and the role of modernizing elites between 1946 and 1964

  • Jayme Karlos Reis Lopes PPGCIS/PUC-Rio

Resumo

Este artigo se destina a analisar os processos que estiveram na base da eletrificação do estado do Espírito Santo, entre os anos de 1946 e 1964. Duas dinâmicas serão tratadas de forma especial aqui: a forte presença do Estado Nacional como impulsionador do desenvolvimento nacional no período e o papel fundamental das elites modernizadoras regionais, em especial as capixabas, para o planejamento, articulação política e aplicação de políticas para o setor elétrico. Tentaremos apontar ainda, como o desenvolvimento estatal nacional, as forças políticas regionais e energia elétrica revelam-se em dimensões que assumem sua forma final sob a coordenação do Estado nacional, dentro da construção de suas “capacidades” regionais. Esta pesquisa, se desenvolve a partir dos dados obtidos durante doutoramento na PUC-Rio, defendido em maio de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayme Karlos Reis Lopes, PPGCIS/PUC-Rio

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Antropologia Social pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e Especialista em Gestão e Análise Estratégica de Dados na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É membro do Grupo de Pesquisas e estudos em História Econômica - HERMES & CLIO (FEA-USP), Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD/PUC-Rio), Centro de Política Comparada (CPC/UFES). É também membro do conselho editorial da Revista Dignidade Re-Vista (PUC-Rio). É também membro do conselho editorial da Revista Dignidade Re-Vista (PUC-Rio). Tem experiência em pesquisas sobre modernização, infraestrutura e energia. Em energia, sobretudo eletricidade, trabalhando com temas como: transições energéticas, política da energia e política energética, impactos de plantas de produção e transmissão sobre meios socioambientais e as relações entre Estado e infraestrutura

Publicado
2022-12-23
Como Citar
LOPES, J. K. R. O desenvolvimento elétrico capixaba, as capacidades estatais e o papel das elites modernizantes entre 1946 e 1964. História Econômica & História de Empresas, v. 25, n. 3, p. 616-637, 23 dez. 2022.
Seção
Artigos