Os caminhos para o desenvolvimento do Brasil: revisita às interpretações de Celso Furtado e de Fernando Henrique Cardoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v26i1.856

Resumo

Este artigo contextualiza a condição de subdesenvolvimento do Brasil e as alternativas para superá-la comparando as abordagens de dois importantes intérpretes da formação econômica do país, Celso Furtado e Fernando Henrique Cardoso. Embora os autores se aproximem em diversos aspectos, há outros em que divergem, em especial quanto aos caminhos para superar o subdesenvolvimento do Brasil. A análise das duas perspectivas indica que, sob um prisma, Furtado busca apresentar soluções para superar o subdesenvolvimento por meio do direcionamento das forças produtivas para o desenvolvimento tecnológico e facilitar o processo de acumulação, em sentido a endogeneização do desenvolvimento, baseada nas melhorias para a coletividade e aumento da autonomia externa. Por outro lado, Cardoso vê nas relações internacionais possibilidades de acelerar os ganhos e abreviar etapas em termos tecnológicos, através de atuação responsável do Estado em um regime político democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

FRANKE, Luciane; VIEIRA, Marieli; DUTRA FONSECA, Pedro Cezar. Os caminhos para o desenvolvimento do Brasil: revisita às interpretações de Celso Furtado e de Fernando Henrique Cardoso. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. p. 172–207, 2023. DOI: 10.29182/hehe.v26i1.856. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/856. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos