A dinâmica de crescimento da Salesforce.com, Inc.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i1.946

Resumo

Este artigo tem como objetivo resgatar a história da empresa Salesforce.com, Inc., produtora de software de gestão empresarial, disponibilizado na nuvem, a partir da análise das suas estratégias de crescimento e/ou de diversificação. Foi realizada uma pesquisa documental nos relatórios financeiros da empresa, bem como em relatórios produzidos por consultorias especializadas na área de tecnologia de informação. Entre os anos 1999 e 2021, identifica-se o ritmo acelerado de crescimento da empresa por meio da combinação de estratégias de crescimento interno e externo. Destaca-se a importância da construção de uma plataforma tecnológica digital por meio da qual a empresa foi capaz de coordenar um ecossistema de fornecedores e de consumidores de software. Conclui-se que a posição de liderança da empresa, em âmbito mundial, diz respeito a uma trajetória de crescimento baseada em uma ‘especialização dentro de amplos limites’, como preconizada por Edith Penrose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Pelaez, Departamento de Economia - Universidade Federal do Paraná

Professor Associado do Departamento de Economia da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas

Leonardo Tomadon, Pipefy

GTM

Downloads

Publicado

2025-03-22

Como Citar

PELAEZ, Victor; TOMADON, Leonardo. A dinâmica de crescimento da Salesforce.com, Inc. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 1, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i1.946. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/946. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos