Expansão do mercado interno e evolução institucional no processo de industrialização: uma análise comparativa Brasil-Estados Unidos

  • Newton Paulo Bueno
  • Wilson Suzigan

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir para o debate sobre porque o Brasil não logrou, como os Estados Unidos, transformar-se em uma economia plenamente industrializada após o apogeu da sua fase agro-exportadora. A principal conclusão é a de que, basicamente devido a melhor distribuição da renda nacional, o setor externo exerceu um papel muito mais dinâmico em termos de geração de mercados internos nos EUA, induzindo um processo de transformação institucional, o qual reforçou o processo de expansão econômica que conduziu a economia norte-americana ao limiar da sua fase industrial stricto sensu. O trabalho finalmente sugere que uma melhoria do perfil distributivo continua sendo uma condição necessária, embora não suficiente, para o desenvolvimento econômico de países como o nosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-19
Como Citar
PAULO BUENO, N.; SUZIGAN, W. Expansão do mercado interno e evolução institucional no processo de industrialização: uma análise comparativa Brasil-Estados Unidos. História Econômica & História de Empresas, v. 5, n. 1, 19 jul. 2012.
Seção
Artigos