História e teoria: sobre proto-industrialização
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v6i2.162Abstract
Este artigo pretende discutir o lugar da teoria no discurso historiográfico. Se a historiografia, como sabemos, não se faz sem documentos, e, mais decisivamente, pela busca da interdição do anacronismo, menos consensual é o reconhecimento do papel da teoria no fazer historiográfico. O texto procura abordar o tema a partir da consideração de diversos debates que têm marcado o campo historiográfico no referente às relações entre teoria e história. Em particular, buscou-se discutir a questão a partir da recepção da teoria marxiana da industrialização pela chamada "escola da proto-industrialização".Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-07-19
How to Cite
DE PAULA, João Antônio. História e teoria: sobre proto-industrialização. Economic History & Business History, [S. l.], v. 6, n. 2, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v6i2.162. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/162. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.