Encilhamento: controvérsias e efeitos sobre a indústria têxtil mineira
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v1i1.40Abstract
Este trabalho se propõe a contribuir para um melhor entendimento dos efeitos do Encilhamento sobre a indústria brasileira entendendo o Encilhamento como o movimento de grande especulação na Bolsa de Valores que se iniciou em meados de 1889 e terminou em 1891. Investiga, especificamente, o impacto dessa especulação sobre a evolução e o desempenho da indústria têxtil mineira.
O trabalho se divide em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre os efeitos do Encilhamento na evolução da indústria brasileira, e discute, a seguir, a relevância das evidências empíricas que têm sido usadas. A segunda parte investiga os efeitos do Encilhamento sobre a indústria têxtil mineira. Investimentos em novas fábricas, expansão da capacidade produtiva de fábricas já existentes, fontes de financiamento destes investimentos, desempenho do setor têxtil mineiro e tentativas de abertura de capital são analisados com base em estudos de casos. As conclusões são apresentadas ao final.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.