A economia monetária da produção capitalista de Keynes sob a perspectiva de compreensão da história e da teoria

  • André Cutrim Carvalho Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, também, Professor Visitante do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • David Ferreira Carvalho Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

O objetivo fundamental do artigo é discutir, sob a perspectiva da história e da teoria, o papel da economia monetária da produção de John Maynard Keynes. Na época, a maior insatisfação de Keynes foi atribuída ao papel que os economistas (neo)clássicos atribuíam à moeda em uma economia capitalista. Ele, inclusive, não usa o termo economia capitalista, mas, sim, o termo economia monetária da produção para destacar a importância social da moeda em uma economia mercantil-monetária. A principal conclusão é que a economia monetária da produção de Keynes pode ser uma economia monetária da produção capitalista, ou uma economia monetário-financeira da produção capitalista dada a crescente importância dos fluxos de caixa registrados nos balanços e balancetes das empresas da economia capitalista contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cutrim Carvalho, Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, também, Professor Visitante do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Engenharia de Computação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM); Especialista em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (POSECO) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, também, Professor Visitante do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
David Ferreira Carvalho, Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Economista e Engenheiro Agrônomo. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos da UFPA. Doutor e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Publicado
2018-07-05
Como Citar
CARVALHO, A. C.; CARVALHO, D. F. A economia monetária da produção capitalista de Keynes sob a perspectiva de compreensão da história e da teoria. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 1, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos