Estrutura da posse de cativos nos momentos iniciais da cafeicultura no nordeste paulista e no sul de Minas Gerais (1880-1888)

Structure of slaves ownership in the early stages of coffee growing in the Northeast of São Paulo and in the South of Minas Gerais (1880-1888)

  • Rafaela Carvalho Pinheiro FFLCH/USP
  • Luciana Suarez Lopes FEA-RP/USP

Resumo

A expansão do café tanto no Nordeste paulista quanto no Sul mineiro conheceu maior dinâmica a partir do século XX, de maneira que tanto a vila paulista de Ribeirão Preto quanto o município mineiro de Campanha apresentaram produção expressiva do café nas primeiras décadas do novo século com mão de obra livre. Porém, a produção significativa da rubiácea já em finais dos oitocentos dava mostras de grandeza, ganhando espaço em meio à produção de gêneros de subsistência se utilizando ainda dos braços cativos. Assim, o presente trabalho se propõe a realizar um levantamento de aspectos que permitam analisar a estrutura de posse de escravos em seus momentos finais e ao mesmo tempo nos períodos iniciais do café nessas duas localidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-27
Como Citar
PINHEIRO, R. C.; LOPES, L. S. Estrutura da posse de cativos nos momentos iniciais da cafeicultura no nordeste paulista e no sul de Minas Gerais (1880-1888). História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 2, 27 dez. 2018.
Seção
Artigos