A revolução dos vapores na navegação marítima

The Revolution of Vapors in Maritime Navigation

  • Thiago Vinícius Mantuano da Fonseca PPGH-UFF; Projeto Acervo SPU-MPOG/UFF/BID

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar como o transporte marítimo transoceânico foi revolucionado durante o segundo ciclo de industrialização, no contexto de ascensão do capitalismo monopolista. Neste texto, pretendemos discutir a existência da Segunda Revolução Industrial. Trabalhando com as críticas às interpretações que a afirmam, vincularemos o processo realmente existente à exploração de novas potencialidades técnico-científicas pelo imperialismo. O objetivo central deste trabalho é exatamente demonstrar as grandes transformações (qualitativas e quantitativas) na navegação transoceânica com a introdução de outra base material e técnica, além de novas tecnologias; entretanto, intentaremos correlacionar essas mudanças a um novo paradigma econômico-social marcado pela mundialização do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Vinícius Mantuano da Fonseca, PPGH-UFF; Projeto Acervo SPU-MPOG/UFF/BID

Doutorando no curso de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, onde também é graduado em História (2014) e mestre em História Social (2017). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/UFF por dois anos e bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de mestrado, igualmente por dois anos; hoje também é bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Cezar Honorato. É membro do grupo de pesquisa Portos e Cidades no Mundo Atlântico (CNPq), do laboratório POLIS - História Econômico-Social (UFF), do grupo de investigação internacional La Governanza de los Puertos Atlánticos (UNED - ESP) e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, além de colaborador do Foro Internacional de Ciudades Portuarias (IDEHES/CONICET - ARG) e do laboratório HEQUS - História Econômica, Quantitativa e Social (UFF). Estuda a História do Brasil Império e Republicano, com experiência na área da História Econômica e no campo da História Urbano-Portuária. Investiga e desenvolve trabalhos acerca do porto, operação portuária, região portuária, processos de trabalho e processo produtivo portuário, navegação histórica e cidade do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Estagiário Sênior no Projeto Acervo da Superintendência do Patrimônio da União, em cooperação com a UFF (Fundação Euclides da Cunha) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Publicado
2018-12-27
Como Citar
MANTUANO DA FONSECA, T. V. A revolução dos vapores na navegação marítima. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 2, 27 dez. 2018.
Seção
Artigos