O caso do Paraguai à luz das teorias latino-americanas da industrialização tardia: as circunstâncias do atavismo econômico no cone sul

  • Rodrigo Luiz Medeiros da Silva UNILA

Resumo

A literatura sobre a industrialização na América Latina, e particularmente sobre como sua tardia indústria teria derivado de uma base exportadora primária, é polarizada por duas visões. Ao passo que o argumento dos ‘choques adversos’ liga a industrialização às condições desfavoráveis no setor externo, a abordagem alternativa a enxerga do ponto de vista do crescimento da renda trazido pela elevação nas exportações. Esse artigo traz uma coleção de dados sobre a evolução econômica do Paraguai, mostrando que sua capacidade de importar restou relativamente constante durante a Depressão dos 1930. A suavidade do choque externo significativo foi seguida por um contínuo crescimento das exportações, e nenhuma tendência em direção à industrialização. O objetivo desse artigo é ajustar uma interpretação do atavismo paraguaio à luz do referencial polarizado por essas duas teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-18
Como Citar
MEDEIROS DA SILVA, R. L. O caso do Paraguai à luz das teorias latino-americanas da industrialização tardia: as circunstâncias do atavismo econômico no cone sul. História Econômica & História de Empresas, v. 23, n. 2, p. 315-355, 18 jul. 2020.
Seção
Artigos