Celso Furtado, a Ascensão Chinesa e a Complexificação do Sistema Centro-Periferia

Celso Furtado, the Chinese Rise and the Complexification of the Center-Periphery System

  • Alexandre de Freitas Barbosa Instituto de Estudos BrasileirosUniversidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo apresenta as reflexões de Celso Furtado sobre o desenvolvimento da China. Na primeira parte, procura-se mostrar como a ampliação do seu arsenal metodológico, nas obras do final dos anos 1970, permite incorporar a China e os dilemas vividos durante o período das reformas à sua agenda de pesquisa. Na segunda parte, o artigo se detém na compreensão de Furtado sobre as transformações econômicas e geopolíticas do “capitalismo global” anos 1990 e o crescente papel exercido pela China. Na última parte do artigo, o autor procura traçar seu próprio itinerário de reflexões sobre a ascensão chinesa, revelando como essa nova perspectiva furtadiana pode se revelar fértil, especialmente se posta em diálogo com os conceitos e interpretações de outros autores como Fernand Braudel, Immanuel Wallerstein e Giovanni Arrighi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Freitas Barbosa, Instituto de Estudos BrasileirosUniversidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP entre 2007 e 2009. É Professor de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP), desde 2009, e participa do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP desde 2011. Tem se dedicado a pesquisas sobre o mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; o papel do desenvolvimentismo na história brasileira, especialmente a partir da contribuição do economista e servidor público Romulo Almeida; e a inserção externa da economia brasileira, com foco nos impactos trazidos pela China e no potencial das relações Sul-Sul.

Publicado
2021-03-05
Como Citar
BARBOSA, A. DE F. Celso Furtado, a Ascensão Chinesa e a Complexificação do Sistema Centro-Periferia. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 1, p. 196-215, 5 mar. 2021.
Seção
Dossiê